Offline
COMPOSITORES BRASILEIROS – BAMBICO
Cultura
Publicado em 07/10/2024
COMPOSITORES BRASILEIROS – BAMBICO
Domingos Miguel dos Santos , natural de Taciba SP, nasceu em 22 de junho de 1944
Bambico foi um cantor, compositor e violeiro de música popular brasileira.
Considerado um dos maiores violeiros da História da música caipira, é, no entanto, uma figura muito pouco conhecida, já que sua carreira desenvolveu-se principalmente como músico de estúdio. Em 2013, foi homenageado ao vencer o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, promovido pelo Instituto Brasileiro de Viola Caipira, na categoria Referência. Bambico foi um grande instrumentista, tocava vários instrumentos, viola, violão, cavaquinho, teclado e até sanfona. Bambico gravou viola e violão para várias duplas, dentre elas: Tião Carreiro e Pardinho, Tião Carreiro e Paraíso, Jacó e Jacozinho, Pardinho e Pardal, Pena branca e Xavantinho, Cacique e Pajé, Lorito e Loreto, Taviano e Tavares, Zé Tapera e Teodoro, dentre várias outras duplas... Ele também viajou em circos para acompanhar duplas como Tião Carreiro & Pardinho e Jacó & Jacozinho. Bambico deixou um legado para a viola caipira enorme, com seus repicados de pagode, cururu, cateretê, moda de viola, seus pontilhados, que até hoje deixam muitas dúvidas para aqueles que querem aprender tais solos. Foi o primeiro Douradinho na formação JOÃO MULATO E DOURADINHO.
Bambico, foi sem dúvida um verdadeiro artista nas artimanhas dos ponteios. Esse jovem violeiro foi de fundamental importância na criação do ritmo do pagode de viola.
Na segunda metade dos anos 60, formou dupla com Bambuê, com quem gravou dois LPs, "Viola e Violão" e "É Fogo no Fogo". Em 1980, formou, com João Mulato, a dupla João Mulato e Douradinho, gravando os LPs "Saudade de um Amor Passado" e "Meu Reino Encantado". Tocou viola caipira em discos de Tião Carreiro, para quem criou introduções para diversos pagodes, e também em discos da dupla Jacó e Jacozinho. Em 1969, teve suas primeiras composições gravadas pela dupla Jacó e Jacozinho: "Doce de Coco" e "Chuva de Arroz", parcerias com Moacyr dos Santos. Em 1979, lançou o LP solo "Função de Violeiro", pela Chantecler. Como compositor, seu principal parceiro foi Moacyr dos Santos, tendo músicas gravadas por várias duplas.
Faleceu em 31 de julho de 1982, com apenas 38 anos de idade.
ENQUANTO VOCÊ NAVEGA, OUÇA O PROGRAMA DE HOJE , PELA WEB RÁDIO "RANCHINHO DO GUARACY", PELO SITE : www.webradioranchinhodoguaracy.com , E TAMBÉM PELO POD CAST anchor.com e pelo spotify
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!