Offline
COMPOSITORES BRASILEIROS – ZÉ DO MATO
Cultura
Publicado em 02/10/2024
COMPOSITORES BRASILEIROS – ZÉ DO MATO
ADO BENATTI (Taquaritinga, 23 de setembro de 1908) foi um compositor, escritor, declamador e poeta de música popular brasileira.
Iniciou a carreira dedicando-se a emboladas em programas de calouros.... Em 1939, estreou na Rádio Educadora Paulista com o Regional de Caxangá, que passou a interpretar suas poesias no rádio, posteriormente reunidas no livro “Musa Cabocla”. Deixou de cantar em 1940 e passou a se dedicar mais à composição com o pseudônimo Zé do Mato, teve a moda de viola “Destino de Um Caboclo” lançada por Tonico & Tinoco na Continental. Em 1949, a mesma dupla Tonico e Tinoco lançou o sucesso "Besta Ruana", outra parceria da dupla Tino e Aldo Benatti....Suas composições sertanejas também foram gravadas por Inezita Barroso, Cascatinha & Inhana, Irmãos Divino, dentre outros. Ao longo da carreira, compôs valsa, baião, catira, moda de viola e poesia.... Ado Benatti, e Jeca Mineiro, , se uniram para criar, em 1960, o foxtrote “A Dama de Vermelho”. Já na segunda gravação, na Chantecler, em 1963, a música teve o ritmo alterado para um bolero, e ganhou as vozes da dupla sertaneja formada por Paiozinho e Zé Tapera. O sucesso foi imediato e permaneceu ao longo do tempo, angariando regravações de Pedro Bento e Zé da Estrada, Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Bruno & Marrone, Leonardo e Eduardo Costa, o que a tornou cultuada por um público de novas gerações. ... Alguns de seus grandes sucessos como compositor foram "Bom Jesus de Pirapora" e "Transporte de boiada" . Publicou os livros de poemas "Musa cabocla" e "Alma da terra". Escreveu também as histórias populares "Contos do Zé do Mato" e os versos populares "Tambaú, cidade dos milagres", "A morte do Dioguinho" e "Os crimes de Dioguinho". Foi autor também de diversas peças caipiras que alcançam sucesso ainda hoje. Dentre elas, podemos citar "Mão criminosa", com Tonico e Tinoco, "O filho do sapateiro" e "Sindicato dos malucos". Faleceu em Pirapora do Bom Jesus, dia 4 de novembro de 1962, aos 54 anos, após sofrer um infarto fulminante. A cidade onde morreu, aliás, garantiu a Ado Benatti um dos maiores sucessos da sua carreira: “Bom Jesus de Pirapora”, lançada por Serrinha com Caboclinho, em 1951.
ENQUANTO VOCÊ NAVEGA, OUÇA O PROGRAMA DE HOJE , PELA WEB RÁDIO "RANCHINHO DO GUARACY", PELO SITE : www.webradioranchinhodoguaracy.com , E TAMBÉM PELO POD CAST anchor.com e pelo spotify
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!