COMPOSITORES BRASILEIROS – “GOMARÁBICA”
Serafim Colombo Gomes, mais conhecido pelo pseudônimo Gomarábica (Pires do Rio, 1932 - Goiânia, ?), foi um humorista, radialista e compositor brasileiro, que contribuiu com a música regionalista brasileira, fazendo sucesso nas décadas de 1960 e 1970.
Gomarábica começou a carreira artística atuando em várias companhias de teatro como ator, cenógrafo e humorista. Apresentou-se em circos em diversas cidades do Brasil. Na década de 1960, quando então ainda integrava a caravana do Circo Irmãos Silva, se apresentou na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná, onde acabou fixando residência.
Iniciou então trabalhos como radialista na Rádio Sociedade Monte Alegre, rádio fundada em 1950, atual Capital do Papel. (Telêmaco Borba).
É o autor do sucesso POEIRA além de outras composições, foi premiada por vencer o "1° Festival de Música Sertaneja” promovido pela Rádio Nacional de São Paulo, em 1968. Esta música foi cantada primeiramente pelo Duo Glacial, uma dupla de cantores paulistanos de música sertaneja. Essa canção foi então também gravada por Sérgio Reis e foi utilizada, na íntegra, na abertura do filme O Menino da Porteira, filmografia de grande sucesso na época. Posteriormente foi gravada e regravada por inúmeros artistas como Raimundo Fagner, Xavantinho, Sérgio Reis, Pena Branca, Inezita Barroso , Chrystian & Ralf, Daniel, Padre Fábio de Melo (este último gravou a canção com o título "Poeira Vermelha"), entre outros, além de ter sido utilizada, também, no filme 2 filhos de Francisco, a partir de 00:31:46 até 00:33:58 (00:02:12 de execução)
Já a composição SOCA PILÃO, fez sucesso com Trio Parada Dura. Entre outras composições estão também Colchão de Palha e A represa estourou gravadas pela dupla goiana Veloso e Velosinho, a primeira em 1975 e a outra em 1976. A composição Colchão de Palha chegou a ser canção título de um dos álbuns (LP).
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)