HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA – SERTANEJA "SAUDADES DE MATÃO"
Foi composta pelo maestro José Carlos da Piedade.
Natural de Patrocínio - MG, onde nasceu em 1869, residiu também na cidade mineira de Araguari. Daí foi para Barretos, Franca, Campinas e Matão, todas em São Paulo.
Viveu em várias colônias de atingidos pela hanseníase.
A primeira execução pública de que se tem notícia é de 1904, por Jorge Galati, em Araraquara.... Até 1920, a canção era muito popular, mas nada se sabia de sua autoria. Seu título original fora “Francana”. A Revista A Lua atribuiu a autoria ao próprio Galati. A letra, por sua vez, teria sido composta em 1938, por Raul Torres, que a gravou com Serrinha.
Em 1949, Pedro Perches de Aguiar reivindicou a autoria da canção. Também Antenógenes Silva e diversos outros compositores depois destes.
Almirante (Henrique Foréis Domingues) realizou rigorosa pesquisa, que favoreceu Jorge Galati. A canção foi grande sucesso com Raul Torres e Serrinha (1941) e também com Carlos Galhardo (1958).
José Carlos da Piedade teria dito aos companheiros nas colônias que não reivindicaria a autoria da canção, pois, para isso, teria que se expor, sequelado, em querelas públicas.
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)