Offline
COMPOSITORES GENIAIS BRASILEIROS – CARLOS CEZAR
Música
Publicado em 20/08/2024
COMPOSITORES GENIAIS BRASILEIROS – CARLOS CEZAR
João Carlos Cezar Dorácio, paulista de Pradópolis, 02/06/1942
Carlos Cézar, tornou-se um grande intérprete dos sucessos de Orlando Silva e Nelson Gonçalves.
Dono de uma visão futurista foi para o Rio de Janeiro no ano de 1954, conseguindo emprego em uma boate de um navio japonês, onde teve a oportunidade de conhecer 72 países. Em 1964, teve a chance de gravar seu primeiro sucesso “Saporé de Sale”, pela Gravadora Chantecler. Composições de Carlos Cézar deram nome e reconhecimento nacional a inúmeros artistas, tais como:
- Wanderlei Cardoso: “Tudo que Sonhei”, “O Mais Puro Amor”, etc (1968)
- Cláudio Fontana: “Eu Não lhe Telefono Mais” (1969)
- Waldick Soriano: “A Voz do Povo é a Voz de Deus” (1969)
- Rosimeyre com Goldem Boys: “Que Bom Seria” (1969)
- Altemar Dutra: Lançamento no México em Guadalajara e nos Estados Unidos, no Carneggye em Nova York (1970)
- Vanusa: “Estou de Mal com Você” e “Espere” (1970)
- Cláudia Barroso: “Eu Vim Dizer-lhe” (1971)
- Nilton César: “O Desconhecido” e “Simplesmente te Amo” (1971)
- Sérgio Reis: “Um Lugar Junto a Você” (1973)
- Waldick Soriano: “Se Tem que Ser Adeus, adeus” (1974)
O ano de 1975 foi de grandes sucessos para Carlos Cézar como compositor.
Wando venceu o Festival da MPB de Avaré/SP, com violão, vozes e coro, do grupo Samba 6, conquistando o primeiro lugar, com a música “ O Ferroviário” de Carlos Cézar, canção que consagrou Wando.
Ângela Maria venceu o Festival Mundial de La Cancion, em Mar Del Prata, com a canção “Romântica”.
Ricardo: Lançamento do primeiro disco “Eu Gosto de Você”. Foram vendidas mais de 500 mil cópias.
Em 1976, novo recorde em vendagem com Ricardo, com a canção “Olha nos Meus Olhos”, tema de novela da Rede Globo.
Reginaldo Rossi: Recorde de vendas (Gravadora CBS), com a música “Pedaço de Mau Caminho”.
Paulo Sérgio: “Ainda Resta Esperança”.
Carlos Cézar, foi o único cantor a gravar dois LPs com os Demônios da Garoa, acompanhado com sambistas da velha guarda. O único compositor que gravou com o apresentador Sílvio Santos uma canção que a cantora Carmen Silva também participou. Gravou com o cantor Jessé, com Amado Batista, José Augusto e muitos outros.
Em 1979, Carlos Cézar, entrou para a música sertaneja.
A dupla Pedro e Paulo (Gravadora CBS) gravou a canção “Tropas e Boiadas”, classificada em 2º lugar no 1º Festival da Rádio e TV Record.
No 2º Festival organizado pela Rádio e TV Record, três canções de sua autoria em parceria com José Fortuna conquistaram as primeiras colocações:
1º lugar: Irmãs Galvão com a música “Riozinho”.
2º lugar: Josemar e Joselito com a música “Berrante de Ouro”.
3º lugar: Duo Ciriema com a música: “Brasil Viola”.
A música “Berrante de Ouro” tem inúmeras regravações, ultrapassando a marca de cinco dezenas. Entre as quais citamos: Tião Carreiro e Paraíso, Sérgio Reis, Carlos Cézar e Cristiano, Duduca e Dalvan, Liu e Léu, Mazinho Quevedo, etc...
No 3º Festival da Rádio e TV Record, realizado em 1981, a dupla Carlos Cézar e Cristiano, participou com a música “O Vai e Vem do Carreiro”, conquistando o 1º lugar em todas as categorias do Festival. No mesmo ano a dupla gravou a referida música, que foi a mais executada naquele ano e no ano seguinte (1982).
Destacamos a seguir, alguns intérpretes que gravaram músicas de Carlos Cézar:
- Trio Parada Dura: “Moça do Carro de Boi” e “A Vaquinha”, vendendo mais de 800 mil cópias.
- Chitãozinho e Xororó: “Agüenta Coração”, “Terra Amante”, “Longe”, "A Colheita”, “Berrante de Ouro”, “Terra Tombada”, “Amante”, “Até Você Voltar”, etc...
- Sérgio Reis: “Vida Violeira”.
- Ataíde e Alexandre: “A que Ponto Cheguei”, “Táxi”, “500Milhas”, etc...
- Matogrosso e Mathias: “24 Horas de Amor”, “Chegada”, "Minha Vida”, “Volte Amor”, “Céu da Boca”, “Geração de Boiadeiro”, etc...
A música “24 Horas de Amor”, foi a primeira do gênero sertanejo a ser executada nas emissoras que transmitem suas programações em freqüências moduladas (FM). Foi regravada por Bruno e Marrone, Edson e Hudson, e pelo cantor Diego.
- As Marcianas gravaram “Nossa Melodia Preferida”, entre outras.
- As Mineirinhas: “Momento do Adeus”, etc.
- As Galvão: “Riozinho”, entre outras.
- Zazá e Zezé di Camargo: “Dama de Paus”, e outras.
- Daniel: “Terra Tombada”.
Carlos Cézar gravou com várias duplas, trios e cantores solos: Durval e Davi, Tião Carreiro e Paraíso, Pedro Bento e Zé da Estrada, Craveiro e Cravinho, Belmonte e Amaraí, Duo Ciriema, Milionário e José Rico, Irmãs Barbosa, Duo Glacial, Lourenço e Lourival, Marcelo Costa, Jayne, Cézar e Paulinho, Nalva Aguiar, Marcelo Aguiar, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone ,Zezé Di Camargo e Luciano etc...
Outro grande sucesso de sua autoria, foi a versão em português “Amigos Para Sempre” que o próprio Carlos Cézar, em dueto com a cantora Sonia Mara gravou.
Carlos Cézar faz parte da Enciclopédia da Música Popular Brasileira.. Recebeu da Academia Guaçuana de Letras, o diploma de acadêmico. O convite para integrar a Academia Guaçuana de Letras, se deu ao reconhecimento da mesma por sua bagagem como autor de diversas obras conhecidas nacionalmente.
Na semana que gravaria o CD comemorando 20 anos de dupla com Cristiano, Carlos Cézar faleceu no dia 06 de maio de 2002, vítima de insuficiência renal, na Santa Casa de Misericórdia da cidade de Mogi Guaçu/SP, cidade pela qual ele tinha um carinho especial e orgulho em propagá-la.
ENQUANTO VOCÊ NAVEGA, OUÇA O PROGRAMA DE HOJE , PELA WEB RÁDIO "RANCHINHO DO GUARACY", PELO SITE : www.webradioranchinhodoguaracy.com , E TAMBÉM PELO POD CAST anchor.com e pelo spotify
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)
 
 
 
Todas as reações:
Eduardo Santos, Vilma De Paula Garcia e outras 3 pessoas

 

 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!