CANTOR E COMPOSITOR RENATO TEIXEIRA,
AUTOR DE ROMARIA
Renato Teixeira nasceu em Santos, SP, em 20 de maio de 1945. Passou a infância em Ubatuba/SP, e a adolescência no interior do estado. Depois mudou-se para Taubaté, no Vale do Paraíba.
Paricipou de festivais :
- Record de 1967 com a música "Dadá Maria" que foi defendida por Gal Costa;
- No mesmo festival, no ano seguinte, Roberto Carlos foi o intérprete de "Madrasta" também de sua autoria;
- Criou Jingles publicitários, compôs , e que fizeram bastante sucesso como aqueles do Ortopé, do Rodabaleiro, do Jeans US-Top e do Drops Kids Hortelã, que muita gente se lembra até hoje..
- Estudou Engenharia no ITA (o Instituto Tecnológico da Aeronáutica em São José dos Campos/SP),
A GRANDE OPORTUNIDADE ENTÃO SURGIU:
Em 1977, por insistência do filho ainda pequeno Pedro Camargo Mariano, a saudosa Elis Regina gravou "Romaria" e convidou o Grupo Água para acompanhá-la na gravação. Tal sucesso mudou a carreira de Renato Teixeira e estava criado um novo espaço para que a música do interior paulista invadisse o mercado.
Hoje “Romaria”, música que lhe oferece uma posição ao lado de Pixinguinha, Tom Jobim, Ari Barroso, Luiz Gonzaga , autores de canções que figuram numa lista restrita das 30 músicas mais gravadas em todos os tempos no Brasil. Entre as mais de 100 regravações de “Romaria”, cantores como Ivete Sangalo, Maria Rita (filha de Elis Regina), Chitãozinho e Xororó, e até um grupo de rock, o Doctor Rock.
MOMENTOS DA CRIAÇÃO DE ROMARIA:
Sozinho num apartamento em Pinheiros, bairro de São Paulo, Renato busca a forma de “Romaria”. Com violão no peito para encontrar os acordes, vai anotando partes da letra num caderno. Ambas, letra e música, vão surgindo ao mesmo tempo. Com algumas horas de tentativas e correção, a canção fica pronta. Ou quase. Estava terminando assim: “Como não sei rezar, só queria mostrar meu olhar...”. Renato buscava mais duas palavras, duas ideias, para completar o verso: “Só queria mostrar meu olhar”, mais isso, mais aquilo. Mas as palavras não vinham. Resolve deixar para depois. A mensagem que queria passar era aquela mesmo, estava ali. As duas palavras faltantes, a qualquer momento, surgiriam, e tudo bem. Depois da reação tão positiva de Marcus Pereira, Renato passou a mostrar “Romaria” para músicos e pessoas mais próximas: ao chegar ao final, deixava aquela solução provisória de repetir “meu olhar, meu olhar, meu olhar”.
PALAVRAS DE LUIZ GONZAGA À RENATO TEIXEIRA, SOBRE A MÚSICA ROMARIA:
Renato Teixeira conta: “certa vez, eu abri o show do Luiz Gonzaga quando Romaria estourou. Interpretei a música e o Gonzagão disse que eu tinha encontrado “a minha Asa Branca”. Achei que ele estava brincando. “Sempre que for cantá-la, cante como se fosse a primeira vez”, ele disse. Por isso, quando chega a hora dela numa apresentação, eu sempre me lembro dessa frase.”
RENATO TEIXEIRA, VIVEU MAIS UM MOMENTO DE GLÓRIA QUANDO:
Com “Romaria”, agora fazendo parte do calendário oficial das comemorações dos 300 anos do encontro, no Rio Paraíba, em Aparecida – primeiro o tronco, depois a cabeça –, da imagem de Nossa Senhora. Esse fato deu ao Brasil o galardão de ter o maior santuário mariano (que cultua a Virgem Maria) do mundo. Lourdes, na França, Fátima, em Portugal, Cidade do México e outras cidades têm também seus romeiros e suas festas de Nossa Senhora, mas nenhuma reúne tanta gente como Aparecida.
PARCERIAS DE RENATO TEIXEIRA:
Com Almir Sater, com alguns sucessos consagrados, como por exemplo, "Um Violeiro Toca" e "Tocando em Frente".
Outra parceria importante para Renato Teixeira foi com a dupla Pena Branca e Xavantinho. Juntos, gravaram o CD "Ao Vivo em Tatuí", produzido por Mário de Aratanha e Leo Stinghen.
Além de Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira também gravou discos juntamente com Xangai, Cida Moreira, Elomar, Geraldo Azevedo, Sivuca e muitas outros.
FONTES:
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)