HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA
(OS HOMENS NÃO DEVEM CHORAR)
NOVA FLOR (MÁRIO ZAN E PALMEIRA)
É uma música que tem uma história inusitada a canção NOVA FLOR “Dizem que os homens não devem chorar”. Esse clássico latino é de autoria do sanfoneiro Mário João Zandomeneghi (Mario Zan) e Diogo Mulero (Palmeira).
Um bolero apenas instrumental composto por Mario Zan, que o Palmeira, botou letra e o transformou em rasqueado. Gravação de 1959.
Foi feita a versão para o castelhano pelo Trio Los Panchos, tornando-se um sucesso mundial.
A história abaixo é contada pela filha de Mario Zan, Mariângela Zan, para o “Canal da Fa”, no YouTube:
“Meu pai foi um homem que amou muito. E aí ele estava vivendo com uma mulher e essa moça se apaixonou por um outro rapaz que tocava junto com meu pai, eles viajavam os três juntos. A mulher, foi o grande amor da vida dele, viveram juntos por uns oito anos só que ela se apaixonou pelo violonista e um belo dia foram embora. Meu pai ficou muito triste, amargurado, sentido, com má fama, porque ela tinha ido embora com outro cara. Isso nos anos cinquenta.
E aí ele para tentar esquecer, mudou de ambiente, foi embora com um circo, tocar em Minas Gerais, e ficou excursionando lá quase uns oito meses. Sumiu!
Ninguém sabia do Mario Zan, em São Paulo.
E aí excursionando, viajou por Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e lá em Sacramento (MG), ele conheceu uma cantora que se apresentava na rádio local.
Resolveu voltar para São Paulo, e trouxe junto a cantora e a apresentou para o Palmeira, na Chantecler.
E nesse meio tempo, a nova namorada, ficou grávida,.
Mario Zan, cumprindo agenda de show, foi fazer uma apresentação em São José do Rio preto, e quem ele encontra ao sair do circo? Sim a primeira namorada que conviveu por oito anos, a moça se arrependeu de ter ido embora, e pediu perdão querendo voltar, claro, rolou uma grande emoção, “mas agora não dá mais porque casei de novo, vou ser pai, não dá mais certo, toca sua vida, vou tocar a minha “, disse ele, e assim aconteceu.
Quando retornou à São Paulo, contou a história para o Palmeira , e aí o Palmeira, escreveu toda a letra da canção e o Mario Zan, musicou.
A primeira parte é ele falando pra ela o quanto ele sofreu, chorou quando ela foi embora. A segunda parte é ele contando para ela que está feliz com o novo amor, que surgiu na vida dele e que ele, no momento, estava lá não pra pedir pra ela pra voltar, só para ouvir e para dizer a ela que ele tinha uma nova flor. (um novo amor).
A música foi regravada no mundo inteiro, nos anos setenta estourou em inglês com com o título: Love me like a Stranger, em espanhol como Los hombres no deben llorar, em alemão como Fremde oder Freunde), Japonês, Chinês e outros
Adaptação do texto: Guaracy Jr.
FONTE: “Canal da Fa”, no YouTube
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)