OS REIS DO CURURU “ PARAFUSO”
Antônio Cândido, mais conhecido pelo nome artístico de Parafuso, nasceu em 19 de fevereiro de 1920, no Distrito de Recreio, no município de Piracicaba (SP). Começou a cantar aos 18 anos e, em toda sua carreira, participou de aproximadamente mil cururus. Casou-se por 3 vezes e teve 22 filhos. Trabalhou no Engenho Central de Piracicaba, onde se aposentou.
Fez parte do grupo “Quatro Bambas do Cururu”. Além de cantador, Parafuso tinha uma grande facilidade em se comunicar com o público e conseguia prender a atenção de todos com seus trejeitos e comicidades. Durante sua carreira, apresentou-se por toda a região do Médio Tietê e também nos estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais. Faleceu em 2 de dezembro de 1973. Sua passagem foi tão marcante em Piracicaba, SP, que, para homenageá-lo existe uma praça com o nome de Praça do Parafuso.
Perguntado sobre a origem do apelido Parafuso? Respondeu:
“O apelido de parafuso veio de quando comecei cantá. Porque deixava a gente confuso virava roda que nem fuso sem tirá o pé do lugá.”
A dupla sertaneja Tião Carreiro e Pardinho gravou uma música em sua homenagem. (NEGRINHO PARAFUSO) (comp. NHÔ CHICO / TIÃO CARREIRO).
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)