Offline
HISTÓRIA DA MÚSICA PARAGUAIA E SUA INTEGRAÇÃO COM A MÚSICA SERTANEJA BRASILEIRA
Música
Publicado em 05/08/2024
HISTÓRIA DA MÚSICA PARAGUAIA E SUA INTEGRAÇÃO COM A MÚSICA SERTANEJA BRASILEIRA
Da polca paraguaia surgiu o gênero urbano denominado guarânia, (estilo romântico, que dizem , nasceu “Para fazer chorar as pedras”: o gênero musical guarânia no Brasil – décadas de 1940/50 ) criado pelo compositor paraguaio José Asunción Flores na década de vinte...
Na primeira metade do século XX, movidos pela extrema pobreza – dramática consequência da Guerra da Tríplice Aliança (século XIX), Guerra do Chaco (1932-1935) e guerra civil de 1947 – muitos paraguaios buscaram abrigo nas fronteiras dos países vizinhos. Para o sul de Mato Grosso vieram especialmente para trabalhar na colheita da erva-mate e nas lides com o gado, trazendo suas heranças culturais (idioma, festas, crenças, mitos, culinária, hábitos) e, principalmente, sua música que logo conquistou destacado espaço no cotidiano da população. Estendendo seu alcance para o país, a polca paraguaia e a guarânia se incorporaram ao universo musical brasileiro através de sua adoção pelos intérpretes e compositores de música sertaneja e sua inserção no mercado fonográfico nacional.
A forma lamuriante da guarânia agradava mais do que as nossas modas de viola e que foi este o fator determinante para a popularização da música paraguaia no Brasil”.
Foram feitas versões em português de guarânias paraguaias como “Noches del Paraguai” (Samuel Aguayo / Ariovaldo Pires "Capitão Furtado"), “Recuerdos de Ypacaraí” (Demétrio Ortiz / Zuleima de Mirkin), “Lejania” e “Índia”( (José A. Flores - M. Ortiz Guerrero - José Fortuna (Versão) que tornaram-se sucesso nacional nas vozes de Nhô Pai e Nhá Fia, Irmãs Castro, Cascatinha e Inhana.
Cascatinha e Inhana lançaram um disco em 78 rpm contendo dois dos maiores sucessos de sua carreira, tendo vendido na época mais de 1 milhão de cópias. As duas guarânias eram versões , e com elas começaria a popularização desse gênero musical no Brasil, intensificando-se a partir de então o intercâmbio musical com o Paraguai. "Índia" e "Meu primeiro amor" seriam regravadas por diversos intérpretes da música popular brasileira, entre os quais Gal Costa, Ângela Maria, Agnaldo Timóteo, Francisco Petrônio, Paulo Sérgio, Caetano Veloso, Nara Leão, Maria Bethânia, Joanna e Fagner. Outras versões de sua autoria e que se tornariam sucesso na voz de Cascatinha e Inhana foram "Anahy", "Solidão" e "Fronteiriça"
ENQUANTO VOCÊ NAVEGA, OUÇA O PROGRAMA DE HOJE , PELA WEB RÁDIO "RANCHINHO DO GUARACY", PELO SITE : www.webradioranchinhodoguaracy.com , E TAMBÉM PELO POD CAST anchor.com e pelo spotify
ACOMPANHE O NOSSO CANAL NO You Tube, E INSCREVA-SE.!!
E DAS 5:30 ÀS 7H DA MANHÃ OUÇA TAMBÉM PELA RÁDIO BRASIL ATUAL - 98.9FM - ALTO TIETÊ - VL DO PARAÍBA - REGIÃO METROPOLITANA .(EM MAIO 2024, COMPLETANDO 11 ANOS DE PROGRAMAÇÃO NA RBA)
 
 
 
 
Todas as reações:
Eduardo Santos, José Roberto Figueiredo e outras 3 pessoas

 

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!